"Meus olhos viraram pintores, e com isso esboçaram a beleza de tuas formas nas telas do meu coração". William Shakespeare

sábado, 27 de agosto de 2011

CÂMARA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE-PB REALIZA SESSÃO PARA COMEMORAR CENTENÁRIO DO ARTISTA PLÁSTICO JOSÉ SANTOS!

A Câmara Municipal de Campina Grande promoveu no último dia 18 agosto de 2006, às 10 horas, sessão especial para comemorar o centenário do artista plástico cearense José Raimundo Santos, que adotou Campina como domicilio desde 1935 até 1973, quando faleceu. A homenagem atendeu a uma propositura do vereador João Dantas e contou com a participação dos familiares do homenageado, artistas e políticos.

José Raimundo dos Santos é natural de Icó, no Ceará, nasceu no dia 18 de agosto de 1906. Depois de ter trabalhado em diversas cidades brasileiras, chegou a Campina Grande-PB, onde se casou com Odila Ribeiro e constituiu família. Teve 12 filhos. Participou ativamente no desenvolvimento artístico-cultural de Campina Grande, recebeu título de cidadão campinense no ano do centenário da cidade, o que o tornou bastante orgulhoso, pois nunca escondeu  o quanto amava esta cidade, segundo  depoimentos dos seus familiares.

Segundo o vereador João Dantas, o artista fez inúmeras exposições durante o tempo que viveu nesta cidade e divulgou o nome de Campina Grande por onde passou, expondo seus trabalhos em varias cidades brasileiras. Deixou espalhados pelo país telas e trabalhos valiosos. Em Campina Grande foi o arquiteto da Loja Maçônica “Regeneração Campinense”, tendo sido condecorado com a Medalha de honra ao mérito, em 1948.

Como pintor retratou personagens ilustres e tinha como característica as figuras familiares e expressivas. Trabalhava sempre a óleo, nanquim, guache e grafite.

José Raimundo dos Santos foi um homem simples, porém culto. Conhecia a filosofia dos grandes pensadores e, como todo artista, morreu apenas na companhia dos familiares e amigos mais íntimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário